Imprinting - Konrad Lorens


"Este é um fenômeno exibido por vários animais jovens, principalmente pássaros, tais comos patinhos e pintinhos. Quando saem dos seus ovos, eles seguirão o primeiro objeto em movimento que eles encontrarem no ambiente (o qual pode ser a sua mãe pata ou galinha, mas não necessariamente). Ocorre então uma ligação social entre o filhote e este objeto ou organismo.

Os primeiros estudos científicos deste fenômeno foram realizados pelo austríaco naturalista  Konrad Lorenz (1903 - 1989), um dos fundadores da etologia (o estudo do comportamento animal). Ele descobriu que, se gansos cinzentos fossem criados por ele desde filhotinhos, eles o seguiriam como se fosse sua mãe. Os gansinhos seguiam Lorenz até mesmo depois de se tornarem adultos e manifestavam uma maior preferência por ele do que por outros gansos.
 
Em outros experimentos, Lorenz demonstrou que patinhos poderiam receber o imprinting não somente de seres humanos, mas também de objetos inanimados, tais como um balão. Ele descobriu também que existe uma "janela" muito restrita de tempo após o nascimento dos filhotinhos para que o imprinting se realizasse efetivamente. Por este e outros trabalhos, Lorenz ganhou o Prêmio Nobel para Medicina e Fisiologia em 1973.

O trabalho de Lorenz forneceu uma evidência muito importante de que existem periodos críticos na vida onde um tipo definido de estimulo é necessário para o desenvolvimento normal. Como é necessária a exposição repetitiva a um estimulo ambiental (provocando uma associação com ele), podemos dizer que o imprinting é um tipo de aprendizagem, ainda que contendo um elemento inato muito forte."

Fonte:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Infância e Consumismo

Crianças Invisíveis