A ONG Australiana NAPCAN, que cuida exclusivamente de assuntos relacionados ao bem estar das crianças, lançou há alguns anos em todo território Australiano uma campanha com o slogan "As crianças vêem, as crianças fazem".
O consumismo é uma das características mais marcantes de nossa sociedade. O lucro impera, e assim molda nossos modos de ser e viver. A cultura de massas está intrinsecamente ligada ao consumismo. TEIXEIRA (2009) diz que o sistema capitalista necessita não só de um aparato infra-estrutural (produção, mão-de-obra, tecnologia, etc.), mas precisa de instrumentos que irão conquistar a dimensão subjetiva e valorativa com o intuito de convencer o sujeito a consumir produtos e serviços. Desta maneira, as propagandas veiculadas pela televisão não possuem apenas a função de vender produtos e serviços, mas sim de transmitir padrões de situações tidas como ideais, tanto em termos de valores (estéticos, morais) como em termos de satisfação. A cultura do consumo, divulgada pela mídia, molda desde cedo a subjetividade de crianças e adolescentes, que vai se consolidando em valores centrados no consumo. Inicialmente, a comunicação publicitária era voltada ao público adulto. Porém, entre as décadas de
Crianças Invisíveis é um projeto cinematográfico coletivo idealizado pelos produtores italianos Chiara Tilesi, Stefano Veneruso e Maria Grazia Cucinotta, que reúne 7 curtas dirigidos por 8 diretores de diferentes países (Brasil, Burkina-Faso, China, Estados Unidos, Inglaterra, Itália e Sérvia-Montenegro), entre eles a brasileira Kátia Lund. Patrocinado pelo Ministério das Relações Exteriores Italiano, com verbas revertidas para a UNICEF e o apoio da WFP , o filme traz temas como o trabalho infantil, a guerra e a criminalidade, enfatizando sem rodeios a posição negligente dos adultos e a culpa coletiva pela dramática situação exemplificada através destas pequenas histórias.
Curta de Liliana Sulzbach, feito em 2000. Nos faz refletir sobre o significado da infância na atualidade. Parte 1 http://www.youtube.com/watch?v=02ziUbI7h6U Parte 2 http://www.youtube.com/watch?v=725NIeNN8I0 Parte 3 http://www.youtube.com/watch?v=vQvx5VucjUs "Ser criança não significa ter infância."
Comentários
Postar um comentário